top of page

Igualdade de gênero é tema de workshops para novos padrões de manejo florestal do FSC®

Atualizado: 20 de fev. de 2019

Eventos foram realizados pela Rede Mulher Florestal para discutir propostas para o documento

As discussões sobre igualdade de gênero fazem parte das consultas públicas para os novos padrões de manejo florestal do Forest Stewardship Council (FSC), organização não governamental que possui um dos sistemas de certificação florestal mais reconhecidos em todo o mundo.


Esta é a terceira versão do documento no Brasil e entre as novidades está a inclusão do tema equidade de gênero, além dos parâmetros para o direito ao consentimento livre, prévio e informado; a atenção aos valores ambientais; e as chamadas paisagens florestais intactas. Com a aprovação dos novos padrões para manejo florestal, a igualdade de gênero será um dos requisitos obrigatórios para as empresas certificadas. O documento está disponível para consulta pública online e ficará aberta até o dia 04 de novembro.


A Rede Mulher Florestal promoveu, em agosto de 2018, dois workshops por meio de videoconferência para discutir o assunto e contribuir para a formulação dos novos padrões de manejo florestal do FSC. Os eventos tiveram por objetivos analisar os indicadores que estão em consulta pública e gerar recomendações sobre estes itens.


O primeiro workshop discutiu os indicadores de gênero no novo padrão para plantações florestais, que é uma das seções do documento que será formulado pelo FSC. No segundo encontro foi debatida a igualdade de gênero no novo padrão para florestas nativas, que também compõe a revisão proposta pela organização internacional.



26 visualizações0 comentário
bottom of page