top of page
Foto do escritorMaria Garcia

Da Ciência à Liderança: A Bióloga que Inspira na Gestão Ambiental


Apaixonada pela conservação, Virginia Camargos superou barreiras e se tornou exemplo de liderança no setor florestal


Aos 52 anos, a bióloga Virginia Camargos conseguiu alcançar uma posição de liderança que ainda não é comum na realidade do mercado de trabalho florestal para as mulheres. A mineira de Divinópolis é gerente de Meio Ambiente e Gestão Integrada da Veracel, empresa especializada em operações florestais, industrial e de logística ligadas à celulose no sul da Bahia.


A profissional atual há 16 na empresa e, durante sua rotina, une conhecimento científico e habilidades de gestão para promover uma floresta mais sustentável e inclusiva. Sua trajetória começou no Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF-MG) e passou por instituições renomadas como a Fundação Biodiversitas e a Sociedade de Investigações Florestais, onde acumulou experiências na conservação ambiental. 



Mostrar o valor


Entre os maiores desafios que enfrentou, destaca-se a necessidade de firmar seu espaço em um ambiente predominantemente masculino. “O maior desafio sempre foi mostrar meu valor nos lugares por onde passei”, afirma. Ela lembra, com orgulho, de líderes que reconheceram seu trabalho e colegas que incentivaram sua trajetória, mas também de sua própria resiliência em momentos difíceis. “Meu bom humor sempre foi um grande aliado”, conta.


Como tantas mulheres, ela também teve figuras inspiradoras ao longo do caminho. Sua primeira chefe, Dodora, e professores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde atuou como professora substituta de ecologia, foram fundamentais em sua formação pessoal e profissional. Ela valoriza o legado desses mentores e faz questão de ser uma liderança presente e humana para sua equipe. “Sempre tive uma liderança aberta a conversar e que reconhecia a equipe”, comenta, ressaltando o papel que deseja ter na vida das jovens profissionais que começam suas carreiras.


Para as mulheres que se lançam na profissão, seu conselho é claro: “Cave seu espaço com muita sabedoria. Não é batendo de frente que se conquista, e sim mostrando seu valor… vá comendo pelas beiradinhas!”.  Ao olhar para o futuro do setor, ela observa uma crescente participação feminina, mas enfatiza que a jornada ainda é longa. 



Ela por Ela


O que você faria diferente que você acha que teria feito a diferença nesses anos de trajetória? Não faria nada de diferente. Abracei todas as oportunidades e acho que isto foi fundamental, mesmo que em algum momento não fosse exatamente o que eu esperava. 


Como você vê a sua área no quesito de gênero? Evoluímos, mas ainda estamos longe de dominarmos.





A Rede Mulher Florestal reinicia em 2024 o especial Mulheres que Inspiram, campanha para contar histórias de mulheres na área do setor florestal. Para ler mais histórias como essa, acompanhe nossas redes sociais (@redemulherflorestal no Instagram, Facebook e Linkedin) ou a nossa aba de notícias aqui no site.





28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentar


bottom of page