Durante o enclausuramento da pandemia onde o mundo estava ainda mais conectado, a presidente da Rede Mulher Florestal (RMF), Bárbara Bonfim, teve o primeiro contato com a organização em publicação nas redes sociais.
E foi assim que deu início sua jornada dentro da Rede, que agrega atualmente 222 associadas físicas e 27 pessoas jurídicas.
Sua história na organização, assim como o início da carreira na engenharia florestal, foi contada em entrevista cedida à revista Referência Florestal, em sua edição de setembro.
Bárbara trouxe em sua fala a força feminina do setor que, reunidas tanto fora quanto dentro da Rede, buscam propostas práticas e ações concretas e constantes para reparar as distorções de gênero.
Uma das iniciativas citadas, por exemplo, foi o Programa de Mentoria Floresta para Todas, iniciativa que faz um match entre mulheres na área para criar um cenário de trocas enriquecedoras entre profissionais com muita experiência e recém-formadas. “Por ser uma organização sem fins lucrativos, nosso trabalho é focar nossos recursos em ações práticas que possam gerar desenvolvimento para as mulheres”, comentou Bárbara.
A presidente da RMF também destacou o Panorama de Gênero que, em sua terceira edição, fez um raio-x da presença feminina na engenharia florestal. “Constatamos na primeira edição que havia 13% de mulheres no setor. Esse número subiu para 19% na segunda edição e, agora, estamos em 18%. Embora tenha havido um avanço, ainda observamos que a representação feminina está abaixo de 20%”, apontou durante a entrevista.
Referência Florestal é uma revista mensal que dedica a oferecer as últimas informações da engenharia florestal aos usuários de produtos florestais.
コメント