GRUPOS DE TRABALHO
GT Mulheres na Tomada de Decisão
Coordenadora
Jocelaine Araujo

Iniciou a carreira como engenheira trainee na Duratex (atual Dexco), foi promovida a supervisora de Colheita Florestal, onde por 04 anos foi a única mulher na gestão de operações da área florestal da empresa. Já atuou também como coordenadora de colheita e transporte na Amata no Paraná, coordenadora de desenvolvimento florestal pela Bracell Bahia e pela April na Indonésia, coordenadora de desenvolvimento, controle e planejamento na Bracel SP, coordenadora de manutenção mecânica na JFI no Mato Grosso do Sul e como Empreendedora Digital. Jocelaine é casada e apaixonada por viagens de aventura e desenvolvimento pessoal.
Subcoordenadora
Vivian Ortiz

Sócia-fundadora da Listone e com 15 anos no mercado financeiro, ocupando cargos de gestão em grandes empresas nacionais e multinacionais. Aplica seu conhecimento para construir um negócio próspero e, ao mesmo tempo, sustentável. Formada em Administração de Empresas, tem MBA em Gestão Financeira e Pós-Graduação em Comércio Exterior. Sua fluência em inglês e nível intermediário de espanhol, somados a experiências internacionais, demonstram sua visão global.
Objetivo

Identificar barreiras à presença de mulheres nos espaços de tomada de decisão, bem como, apontar estratégias para ampliar a presença de mulheres nestes espaços. O GT também buscará promover e participar de debates sobre a presença efetiva das mulheres nos níveis de tomada de decisão.
Principais Realizações

Elaboração e coleta de dados da Pesquisa sobre Barreiras a Cargos de Liderança e Tomada de Decisão.
GT Igualdade e Empoderamento
Coordenador
Magna Valadares

Mãe da Aurora e esposa do Enio. Tem como propósito de vida contribuir para transformar positivamente a vida das pessoas e lugares. Pedagoga, com especializações em: Comunicação Empresarial; Responsabilidade Social; Gerenciamento de Crises e formações na área de mediação de conflitos. Atua na área de relacionamento com comunidades.
Subcoordenadora
Angela Ribeiro

Angela tem quinze anos de experiência em Gestão de Meio Ambiente e Certificações ISO 9001/14001 e Florestal (PEFC/FSC). Formada em Administração, ela se especializou em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela FGV e Sistemas de Gestão Integrada de Qualidade, Meio Ambiente, Segurança, Saúde e Responsabilidade Social
Em 2024, representou a empresa no evento de Certificação com o Selo Lilás emitido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do estado da Bahia - selo certifica empresas que promovem ações de valorização para as mulheres no ambiente detrabalho.
Objetivo

Criar um ambiente para que sejam discutidas e implementadas ações visando igualdade e empoderamento das mulheres.
Principais Realizações

Execução do Programa Piloto de Mentoria Colaborativa Floresta para Todas.
GT Educação
Coordenadora
Raquel Araújo

Engenheira Florestal formada pela Universidade de Brasília, e Mestra e Doutora em Ciências de Florestas Tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, Manaus. Fez pós-doutorado no Smithsonian Tropical Research Institute - STRI, no Panamá, e atualmente trabalha como pesquisadora em um projeto de Serviços Ecossistêmicos do bioma Cerrado, na Universidade de Brasília. Sua pesquisa aborda a estrutura e dinâmica de florestas tropicais com a integração de dados de campo e sensoriamento remoto.
Subcoordenadora
Viviane Nunes

Viviane Nunes Stefano é Head de Educação da ABTCP, com quase 20 anos de atuação no setor de celulose e papel. Mestre em Gestão de Projetos pela USP, lidera programas de capacitação, projetos ESG e iniciativas em sustentabilidade. Possui ampla experiência em planejamento estratégico, gestão de pessoas e articulação entre setores técnico, regulatório e empresarial.
Objetivo
.png)
Promover ações de educação, treinamento e extensão no setor florestal. O trabalho deste GT em um primeiro momento deverá
identificar oportunidades de incidência e viabilizar a oferta destes serviços pela Rede Mulher Florestal.
Principais Realizações
.png)
Execução da Oficina sobre Equidade de Gênero no Setor Florestal e Boas Práticas na promoção de equidade de gênero no setor florestal
GT Maternidade e a Mulher no mercado de Trabalho
Coordenadora
Natalie Mendes

Engenheira florestal e administradora, atuando há mais de 10 anos no setor florestal, principalmente na área de certificação. Atualmente é coordenadora de projetos em uma consultoria do ramo florestal e mãe de dois pequenos.
Subcoordenadora
Claudia Moster

Engenheira Florestal, mestre e doutora pela ESALQ/USP (2003), mãe de duas meninas e um menino. É professora de manejo de bacias hidrográficas na UFRRJ, desenvolve pesquisas com hidrologia florestal e modelagem de serviços ecossistêmicos, e atua em projetos de extensão relacionados à equidade de gênero e à motivação de meninas nas ciências.
Objetivo
.png)
-
Identificar as ações voltadas para a maternidade atreladas às agendas ESG/ASG (Panorama da RMF);
-
Diagnosticar os desafios e incentivos à maternidade para a mulher no mercado de trabalho florestal;
-
Gerar conteúdos informativos de conscientização sobre a maternidade no mercado de trabalho florestal;
-
Propor mecanismos de proteção e acolhimento relacionado às mulheres mães no ambiente profissional.
Principais Realizações
.png)
Elaboração da Pesquisa "Maternidade e a mulher no mercado de trabalho para mulheres atuantes no Setor Florestal".