top of page

GRUPOS DE TRABALHO

GT Mulheres na Tomada de Decisão

Coordenadora

Rafaela Kern 

Foto_Rafaela.jpg

Advogada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009), mestre em estudos governamentais pela Saint Joseph University (Macau, China - 2011) e mãe de dois filhos. Atua na área de direito societário e cível, assessorando clientes nacionais e internacionais em questões envolvendo ESG, governança, finanças verdes, contratos e imobiliário rural.

Subcoordenadora

Jocelaine Araújo 

Foto_JocelaineAraujo.jpeg

Engenheira Florestal pela Unesp (2008), MBA em Gestão Empresarial pela UFU (2011) e MBA em Finanças pelo Ibmec  (2020). Atuando há 15 anos em empresas florestais nacionais e multinacionais (Duratex, Amata, Bracell, April, JFI) nas áreas de colheita florestal, desenvolvimento operacional e manutenção mecânica.

Objetivo

objetivo branco.png

Identificar barreiras à presença de mulheres nos espaços de tomada de decisão, bem como, apontar estratégias para ampliar a presença de mulheres nestes espaços. O GT também buscará promover e participar de debates sobre a presença efetiva das mulheres nos níveis de tomada de decisão.

Principais Realizações

realizações branco.png

Elaboração e coleta de dados da Pesquisa sobre Barreiras a Cargos de Liderança e Tomada de Decisão.

GT Igualdade e Empoderamento

Coordenador

Marcelo Langer

Foto_MarceloLanger_edited.jpg

Doutor em Sustentabilidade pela UFPR, mestre em Ciências Florestais pela USP, com especialidades nas Universidades de León, Espanha; Freiburg, Alemanha, UTFPR, Curitiba para as áreas de sustentabilidade, mercado de carbono, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável de Governos. Atuando diretamente em empresas nacionais e internacionais, com vivências de mais de 15 anos na Europa e Ásia. Com 30 anos de atividades profissionais na orientação de responsabilidade social e ambiental.

Subcoordenadora

Magna Valadares

Foto_MagnaValadares.jpeg

Mãe da Aurora e esposa do Enio.  Tem como propósito de vida contribuir para transformar positivamente a vida das pessoas e lugares. Pedagoga, com especializações em: Comunicação Empresarial; Responsabilidade Social; Gerenciamento de Crises e formações na área de mediação de conflitos. Atua na área de relacionamento com comunidades.

Objetivo

objetivo branco.png

Criar um ambiente para que sejam discutidas e implementadas ações visando igualdade e empoderamento das mulheres.

Principais Realizações

realizações branco.png

Execução do Programa Piloto de Mentoria Colaborativa Floresta para Todas.

GT Educação

Coordenadora

Claudia Moster

Foto_ClaudiaMoster_edited.jpg

Engenheira Florestal, mestre e doutora pela ESALQ/USP (2003), mãe de duas meninas e um menino. É professora de manejo de bacias hidrográficas na UFRRJ, desenvolve pesquisas com hidrologia florestal e modelagem de serviços ecossistêmicos, e atua em projetos de extensão relacionados à equidade de gênero e à motivação de meninas nas ciências.

Subcoordenadora

Raquel Araujo

Foto_RaquelAraujo_edited.jpg

Engenheira Florestal formada pela Universidade de Brasília, e Mestra e Doutora em Ciências de Florestas Tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, Manaus. Fez pós-doutorado no Smithsonian Tropical Research Institute - STRI, no Panamá, e atualmente trabalha como pesquisadora em um projeto de Serviços Ecossistêmicos do bioma Cerrado, na Universidade de Brasília. Sua pesquisa aborda a estrutura e dinâmica de florestas tropicais com a integração de dados de campo e sensoriamento remoto.

Objetivo

objetivo (1).png

Promover ações de educação, treinamento e extensão no setor florestal. O trabalho deste GT em um primeiro momento deverá
identificar oportunidades de incidência e viabilizar a oferta destes serviços pela Rede Mulher Florestal.

Principais Realizações

objetivo (2).png

Execução da Oficina sobre Equidade de Gênero no Setor Florestal e Boas Práticas na promoção de equidade de gênero no setor florestal

GT Maternidade e a Mulher no mercado de Trabalho

Coordenadora

Catarina Viana

Foto_CatarinaViana_edited.jpg

Assistente Social, pela Universidade da Amazônia, pós graduada em Planejamento e Responsabilidade Social, mãe de uma filha de 19 anos, atuou 6 anos no serviço público, e atua na Unifloresta há 2 anos, realizando intervenções junto às comunidades tradicionais dos Projetos de Manejo Florestal, uma experiência maravilhosa dentro de um universo desafiador.

Subcoordenadora

Natalie Mendes

Foto_NatalieMendes_edited.jpg

Engenheira florestal e administradora, atuando há mais de 10 anos no setor florestal, principalmente na área de certificação. Atualmente é coordenadora de projetos em uma consultoria do ramo florestal e mãe de dois pequenos.

Objetivo

objetivo (1).png
  • Identificar as ações voltadas para a maternidade atreladas às agendas ESG/ASG (Panorama da RMF);

  • Diagnosticar os desafios e incentivos à maternidade para a mulher no mercado de trabalho florestal;

  • Gerar conteúdos informativos de conscientização sobre a maternidade no mercado de trabalho florestal;

  • Propor mecanismos de proteção e acolhimento relacionado às mulheres mães no ambiente profissional.

Principais Realizações

objetivo (2).png

Elaboração da Pesquisa "Maternidade e a mulher no mercado de trabalho para mulheres atuantes no Setor Florestal".

bottom of page