GRUPOS DE TRABALHO
GT Mulheres na Tomada de Decisão
Coordenadora
Rafaela Kern
Advogada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009), mestre em estudos governamentais pela Saint Joseph University (Macau, China - 2011) e mãe de dois filhos. Atua na área de direito societário e cível, assessorando clientes nacionais e internacionais em questões envolvendo ESG, governança, finanças verdes, contratos e imobiliário rural.
Subcoordenadora
Jocelaine Araújo
Engenheira Florestal pela Unesp (2008), MBA em Gestão Empresarial pela UFU (2011) e MBA em Finanças pelo Ibmec (2020). Atuando há 15 anos em empresas florestais nacionais e multinacionais (Duratex, Amata, Bracell, April, JFI) nas áreas de colheita florestal, desenvolvimento operacional e manutenção mecânica.
Objetivo
Identificar barreiras à presença de mulheres nos espaços de tomada de decisão, bem como, apontar estratégias para ampliar a presença de mulheres nestes espaços. O GT também buscará promover e participar de debates sobre a presença efetiva das mulheres nos níveis de tomada de decisão.
Principais Realizações
Elaboração e coleta de dados da Pesquisa sobre Barreiras a Cargos de Liderança e Tomada de Decisão.
GT Igualdade e Empoderamento
Coordenador
Marcelo Langer
Doutor em Sustentabilidade pela UFPR, mestre em Ciências Florestais pela USP, com especialidades nas Universidades de León, Espanha; Freiburg, Alemanha, UTFPR, Curitiba para as áreas de sustentabilidade, mercado de carbono, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável de Governos. Atuando diretamente em empresas nacionais e internacionais, com vivências de mais de 15 anos na Europa e Ásia. Com 30 anos de atividades profissionais na orientação de responsabilidade social e ambiental.
Subcoordenadora
Magna Valadares
Mãe da Aurora e esposa do Enio. Tem como propósito de vida contribuir para transformar positivamente a vida das pessoas e lugares. Pedagoga, com especializações em: Comunicação Empresarial; Responsabilidade Social; Gerenciamento de Crises e formações na área de mediação de conflitos. Atua na área de relacionamento com comunidades.
Objetivo
Criar um ambiente para que sejam discutidas e implementadas ações visando igualdade e empoderamento das mulheres.
Principais Realizações
Execução do Programa Piloto de Mentoria Colaborativa Floresta para Todas.
GT Educação
Coordenadora
Claudia Moster
Engenheira Florestal, mestre e doutora pela ESALQ/USP (2003), mãe de duas meninas e um menino. É professora de manejo de bacias hidrográficas na UFRRJ, desenvolve pesquisas com hidrologia florestal e modelagem de serviços ecossistêmicos, e atua em projetos de extensão relacionados à equidade de gênero e à motivação de meninas nas ciências.
Subcoordenadora
Raquel Araujo
Engenheira Florestal formada pela Universidade de Brasília, e Mestra e Doutora em Ciências de Florestas Tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, Manaus. Fez pós-doutorado no Smithsonian Tropical Research Institute - STRI, no Panamá, e atualmente trabalha como pesquisadora em um projeto de Serviços Ecossistêmicos do bioma Cerrado, na Universidade de Brasília. Sua pesquisa aborda a estrutura e dinâmica de florestas tropicais com a integração de dados de campo e sensoriamento remoto.
Objetivo
Promover ações de educação, treinamento e extensão no setor florestal. O trabalho deste GT em um primeiro momento deverá
identificar oportunidades de incidência e viabilizar a oferta destes serviços pela Rede Mulher Florestal.
Principais Realizações
Execução da Oficina sobre Equidade de Gênero no Setor Florestal e Boas Práticas na promoção de equidade de gênero no setor florestal
GT Maternidade e a Mulher no mercado de Trabalho
Subcoordenadora
Natalie Mendes
Engenheira florestal e administradora, atuando há mais de 10 anos no setor florestal, principalmente na área de certificação. Atualmente é coordenadora de projetos em uma consultoria do ramo florestal e mãe de dois pequenos.
Objetivo
-
Identificar as ações voltadas para a maternidade atreladas às agendas ESG/ASG (Panorama da RMF);
-
Diagnosticar os desafios e incentivos à maternidade para a mulher no mercado de trabalho florestal;
-
Gerar conteúdos informativos de conscientização sobre a maternidade no mercado de trabalho florestal;
-
Propor mecanismos de proteção e acolhimento relacionado às mulheres mães no ambiente profissional.
Principais Realizações
Elaboração da Pesquisa "Maternidade e a mulher no mercado de trabalho para mulheres atuantes no Setor Florestal".