top of page

QUEM FAZ A REDE

Conselho Diretor

Bárbara Bomfim.jpg

BÁRBARA BOMFIM

presidente da Rede Mulher Florestal

Associada da Rede Mulher Florestal desde 2020 e diretora conselheira desde 2021, Bárbara é engenheira florestal e trabalha como especialista em mercados de carbono e soluções baseadas na natureza no WWF-Brasil.

 

Dentro do Conselho Diretor da RMF, atuou como ponto focal dos Grupos de Trabalho, na sub-coordenação do GT Maternidade e a Mulher no Mercado de Trabalho e na coordenação do GT Educação. Bárbara é mestre em Manejo de Florestas Tropicais pela Universidade de Brasília e doutora em Solos e Biogeoquímica pela Universidade da Califórnia, Davis - traçando uma trajetória acadêmica com foco em conservação, uso sustentável de recursos naturais, mercados de carbono e soluções baseadas na natureza.

Além de mãe e engenheira, Bárbara também é corredora de aventura e já competiu profissionalmente em uma equipe em que era a única mulher. Ela já conquistou duas vezes o vice-campeonato mundial na Costa Rica e no Equador. 

Lais-Drezza-470x300_edited.jpg

LAIS DREZZA (Bracell)

Vice-presidente da Rede Mulher Florestal

Formada em Geografia pela USP e com certificações relacionadas à gestão da sustentabilidade, Laís tem mais de 10 anos de experiência em Gestão Estratégica da Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa.

 

Na Bracell, ela atua desde 2019 como gerente de Sustentabilidade e foi peça-chave na implementação da Visão e Estratégia da empresa. Laís também participa da coordenação das metas de sustentabilidade de longo prazo e está à frente do Núcleo de Inteligência de Dados ESG.

 

Sua trajetória em Diversidade e Inclusão começou em 2015, quando apoiou a implantação do comitê e agenda de Diversidade da Sanofi. Desde então, dedica-se a projetos relacionados ao tema  –  com destaque para o Biografias Colaborativas, realizado em 2018, e para o Dona Della, em 2021/22.

FERNANDA RODRIGUES

diretora da Rede Mulher Florestal

Mestre em Economia e Política Florestal e Engenheira Florestal pela UFPR e com graduação-sanduíche na Albert-Ludwigs Universistät Freiburg, Alemanha. Ponto focal alternativo no Grupo Principal de Mulheres do Foro das Nações Unidas sobre Florestas (UNFF), atualmente é coordenadora executiva nacional do Diálogo Florestal e membro do steering committee do The Forests Dialogue.

Uma das fundadoras da Rede Mulher Florestal, a mãe da Beatriz é exemplo em organização, cumprimento de metas e entrega de resultados. Exerceu a presidência da Rede da fundação até 2021.   

MARIA HARUMI YOSHIOKA

diretora da Rede Mulher Florestal

Engenheira Florestal formada pela UFPR  com especializações em Gestão Ambiental e Sustentabilidade e também Empreendedorismo Social e Negócios Sociais. Atua no setor florestal desde 2005, com experiência em grandes companhias florestais gerenciando equipes nas áreas de Meio Ambiente, Qualidade, Sistemas de Gestão e Certificações, Segurança do Trabalho, Responsabilidade Social, Relacionamento Institucional, Sustentabilidade e Gestão Fundiária. Atualmente é gerente de Responsabilidade Socioambiental na Arauco do Brasil e uma das fundadoras da Rede Mulher Florestal. Foi vice-presidente da Rede da fundação até 2021.

Exemplo de liderança, uma comunicadora nata, com olhar de águia para os mínimos detalhes. 

ANA FLAVIA NEVES
MENDES CASTRO

diretora da Rede Mulher Florestal

Professora Adjunto do Departamento de Engenharia Florestal (DEFLO) da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ - Campus Sete Lagoas). Doutora e Mestre em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) na área de Tecnologia da Madeira e graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Atua nas áreas de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Tecnologia da Madeira, Anatomia da Madeira; Produtos Florestais Madeireiros e Não Madeireiros e Energia da Biomassa.

WhatsApp Image 2023-08-03 at 12.25.38.jpeg

GIOVANNA MARCOLIN

diretora da Rede Mulher Florestal

Mãe de Alexandre e madrasta da Lívia e da Sofia, a engenheira florestal atua no setor de base florestal desde 2016. Começou na docência, ministrando disciplinas de Silvicultura, Conservação do solo e Defesa fitossanitária. Depois, em 2017, ingressou no setor privado onde trabalhou como supervisora nana área de Silvicultura. Em 2020, foi responsável no setor por implementar a forma de aplicação de herbicidas com drones. Atua desde fevereiro de 2023 como supervisora de Operações Florestais na Suzano, sendo responsável pelo Módulo Próprio de Silvicultura da Unidade São Paulo. Faz parte do conselho diretor da Rede desde novembro de 2021. 

WhatsApp Image 2023-08-03 at 11.59.24.jpeg

MAUREM ALVES

diretora da Rede Mulher Florestal

Há 20 anos atuando na área de Sustentabilidade no setor florestal, a consultora de Sustentabilidade na Klabin já foi gerente de Sustentabilidade na CMPC e participa das atividades da RMF desde 2018. Foi uma das idealizadoras e mentora do Programa de Mentoria Florestas Para Todas que, em sua segunda edição, contribui com trocas de experiência visando o empoderamento feminino entre as associadas.

Patricia Nazario_edited_edited.jpg

PATRÍCIA NAZÁRIO

diretora da Rede Mulher Florestal

Engenheira Florestal pela UFPR, Mestre e Doutora em Ciências de Florestas Tropicais pelo INPA, tendo atuado como pesquisadora bolsista nessa instituição. É uma das fundadoras da Rede Mulher Florestal, onde atua voluntariamente no Conselho Diretor desde a sua fundação, dando vida a vários projetos da organização ao longo dos anos. Atua como consultora ambiental e em estatística e perita judicial, com participação em dezenas de processos no TJPR e TJSC. Faz parte da diretoria da ASPEF (Associação Sul-Paranaense de Engenheiros Florestais).  

CONSELHO FISCAL

Ana Paula Dallacorte_Conselho Fiscal.jpg

Ana Paula Dalla Corte

Engenharia florestal, mestre doutora em Ciências Florestais. Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e uma das membro-fundadoras da Rede Mulher Florestal, tendo participado da primeira gestão (2018-2019).

Claudia_CF_edited.jpg

Claudia Marcia Gomes

Engenheira Florestal, mestre e doutora em Ciência Florestal, com ênfase em Tecnologia de Celulose e Papel, pela Universidade Federal de Viçosa, com Estágio Sanduiche em Engenharia Química, com ênfase em polímeros, pela Universidade de Waterloo-CA. Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e pesquisadora de Pós-Doutorado da UFSM.

Sandra Susi_edited.jpg

Sandra Susi Alves da Silva

Engenheira florestal, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, mestre pela Universidade Federal de Mato Grosso. Com experiência profissional na elaboração, execução e avaliações de projetos florestais e ambientais.

APOIO ADMINISTRATIVO E EM DIVERSIDADE E INCLUSÃO 

WhatsApp Image 2023-04-25 at 13.00_edited.jpg

GABRIELA NICOLAU MAIA

Engenheira Florestal formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Especialista em Gestão Ambiental pela mesma universidade. Foi assessora técnica durante três anos na Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal – APRE. Atua na Rede Mulher Florestal desde maio de 2023.

Conectada com voluntariados, atuou em instituições como Youth Action Hub - Curitiba, TETO Paraná, Freehelper e Instituto História Viva. Além de outros grupos durante a graduação na UFPR, como empresa júnior, centro acadêmico e projetos de extensão. 

É comprometida, organizada, adora viajar e cozinhar. 

SÓCIA-HONORÁRIA

Ivone_Namikawa_socia honorária_edited.jpg

Ivone Satsuki Namikawa

Nascida em Atibaia (SP), filha de agricultores japoneses, a mestre em Ciências Florestais e engenheira florestal é reconhecida no setor pela extensa carreira em pesquisa florestal, gestão de pesquisa, desenvolvimento, qualidade e meio ambiente florestal.

bottom of page