QUEM FAZ A REDE
Conselho Diretor

MARIANA SCHUCHOVSKI
presidente da Rede Mulher Florestal
Doutora em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Paraná e North Carolina State University (EUA).
Engenheira Florestal, possui experiência nacional e internacional em Sustentabilidade, P&D, Certificações e Manejo Florestal.
É fundadora da Verde Floresta, empresa de consultoria e treinamentos em sustentabilidade para empresas de diversos portes e setores.
É professora convidada na FGV, FIA, ISAE, UFPR e outras instituições de ensino superior.
É presidente e cofundadora da Rede Mulher Florestal.
É membro do Advisory Board do Comitê de Sustentabilidade da Amcham Brasil.
Sua missão é descomplicar a sustentabilidade
Preparada para todas as entrevistas e especialistas nas lives, a mãe da Victoria e do Leonardo, é a gentileza em pessoa.

NATHÁLIA GRANATO
Vice-presidente da Rede Mulher Florestal
Mestre em Ciências Florestais e Engenheira Florestal pela Universidade Federal de Viçosa. Com mais de 11 anos de dedicação ao setor florestal, sua experiencia de maior relevância foi como Gerente de Sustentabilidade e Assuntos Florestais da Ibá, onde atualizou a estrutura de Governança, criando o Comitê Diretor ESG que apoia o Conselho Deliberativo da Associação. Lá também criou uma capacitação setorial gratuita de diversidade e inclusão com alcance em toda a cadeia.
Foi colaboradora do Advisory Committee of Sustainable Forest Based Industry (ACSFI) da FAO e do International Council of Forest and Paper Associations (ICFPA).
Casada com Gustavo, Nathália ama viajar e está num período sabático vivendo em Amsterdam. É justa, ama liderar pessoas
e determinada a romper barreiras. Tem como propósito trabalhar por um mundo onde a sustentabilidade devolva a harmonia e o bem-estar das pessoas e seu ambiente.

FERNANDA RODRIGUES
diretora da Rede Mulher Florestal
Mestre em Economia e Política Florestal e Engenheira Florestal pela UFPR e com graduação-sanduíche na Albert-Ludwigs Universistät Freiburg, Alemanha. Ponto focal alternativo no Grupo Principal de Mulheres do Foro das Nações Unidas sobre Florestas (UNFF), atuando há mais de 15 anos no setor florestal em empresas de papel e celulose, consultorias e organizações do terceiro setor.
Fundadora da Rede Mulher Florestal, a mãe da Beatriz é exemplo em organização, cumprimento de metas e entrega de resultados. Exerceu a presidência da Rede da fundação até 2021.

MARIA HARUMI YOSHIOKA
diretora da Rede Mulher Florestal
Engenheira Florestal formada pela UFPR com especializações em Gestão Ambiental e Sustentabilidade e também Empreendedorismo Social e Negócios Sociais. Atua no setor florestal desde 2005, com experiência em grandes companhias florestais gerenciando equipes nas áreas de Meio Ambiente, Qualidade, Sistemas de Gestão e Certificações, Segurança do Trabalho, Responsabilidade Social, Relacionamento Institucional, Sustentabilidade e Gestão Fundiária. Atualmente é gerente de Responsabilidade Socioambiental na Arauco do Brasil e uma das fundadoras da Rede Mulher Florestal. Foi vice-presidente da Rede da fundação até 2021.
Exemplo de liderança, uma comunicadora nata, com olhar de águia para os mínimos detalhes.

ANA FLAVIA NEVES
MENDES CASTRO
diretora da Rede Mulher Florestal
Professora Adjunto do Departamento de Engenharia Florestal (DEFLO) da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ - Campus Sete Lagoas). Doutora e Mestre em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) na área de Tecnologia da Madeira e graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Atua nas áreas de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Tecnologia da Madeira, Anatomia da Madeira; Produtos Florestais Madeireiros e Não Madeireiros e Energia da Biomassa.

BÁRBARA BOMFIM
diretora da Rede Mulher Florestal
Ph.D., Engenheira Florestal, mestre em Manejo de Florestas Tropicais pela Universidade de Brasília e doutora em Solos e Biogeoquímica pela Universidade da Califórnia. É coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Educação na Rede Mulher Florestal.
É pesquisadora pós-doc no Lawrence Berkeley National Laboratory (Califórnia) no projeto “NGEE-Tropics”, onde trabalha com um grupo multidisciplinar de cientistas para modelar os efeitos da mudança climática em florestas tropicais de todo o planeta. Um dos seus objetivos é expandir sua pesquisa para entender como o empoderamento feminino em países em desenvolvimento como o Brasil pode desacelerar o aumento populacional, consumismo e emissão de gases de efeito estufa.

GIOVANNA MARCOLIN
diretora da Rede Mulher Florestal
Mãe do Alexandre, engenheira florestal, Mestre em Ciências florestais pela Unicentro-PR. Iniciou a vida profissional na área florestal em 2016 como professora de Silvicultura em curso técnico e no início de 2017 ingressou no setor privado. Desde então, trabalha na silvicultura, principalmente com aplicação de herbicidas e desenvolvimento de tecnologias e mecanização de atividades silviculturais.
CONSELHO FISCAL

Ana Paula Dalla Corte
Engenharia florestal, mestre doutora em Ciências Florestais. Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e uma das membro-fundadoras da Rede Mulher Florestal, tendo participado da primeira gestão (2018-2019).

Claudia Marcia Gomes
Engenheira Florestal, mestre e doutora em Ciência Florestal, com ênfase em Tecnologia de Celulose e Papel, pela Universidade Federal de Viçosa, com Estágio Sanduiche em Engenharia Química, com ênfase em polímeros, pela Universidade de Waterloo-CA. Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e pesquisadora de Pós-Doutorado da UFSM.

Sandra Susi Alves da Silva
Engenheira florestal, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, e pós-graduação em Gestão e Manejo Ambiental em Sistema Florestal. Com experiência profissional na elaboração, execução e avaliações de projetos ambientais e florestais.
SECRETÁRIA EXECUTIVA

Patrícia Nazário
É mãe, Engenheira Florestal (UFPR), Mestre e Doutora em Ciências de Florestal Tropicais (INPA). É uma das fundadoras da Rede Mulher Florestal e atua como secretária executiva da desde 2022.
SÓCIA-HONORÁRIA

Ivone Satsuki Namikawa
Nascida em Atibaia (SP), filha de agricultores japoneses, a mestre em Ciências Florestais e engenheira florestal é reconhecida no setor pela extensa carreira em pesquisa florestal, gestão de pesquisa, desenvolvimento, qualidade e meio ambiente florestal.