QUEM FAZ A REDE

Conselho Diretor

Mariana 2.jpeg

MARIANA SCHUCHOVSKI

presidente da Rede Mulher Florestal

Doutora em Ciências Florestais. Fundadora da Verde Floresta | Consultoria e Treinamentos em Sustentabilidade. Professora da FGV, ISAE, UFPR e Faculdades da Indústria/SENAI. Vice-presidente do Comitê de Sustentabilidade da Amcham Curitiba. Membro da Comunidade B Paraná (Sistema B / B Corp) e da Cátedra Ozires Silva de Empreendedorismo e Inovação Sustentáveis. Uma das fundadoras da Rede Mulher Florestal. 

Preparada para todas as entrevistas e especialistas nas lives, a mãe da Victoria e do Leonardo, é a gentileza em pessoa. 

NATHÁLIA GRANATO

vice-presidente da Rede Mulher Florestal

Mestre em Ciências Florestais e Engenheira Florestal pela Universidade Federal de Viçosa. Com 9 anos de dedicação ao setor florestal, coordena a área de Sustentabilidade e Assuntos Florestais da Ibá atuando em certificação, recursos hídricos, mudanças climáticas, energia e representando a organização nas plataformas de diálogo e ONGs. Atua no Advisory Committee of Sustainable Forest Based Industry (ACSFI) da FAO e no International Council of Forest and Paper Associations (ICFPA) como representante da Ibá. 
Casada com Gustavo, Nathália ama viajar. É justa, coerente e determinada a romper barreiras. Tem como proposito trabalhar por um mundo onde a bioeconomia sustentável e a economia circular devolvam a harmonia e o bem estar das pessoas e seu ambiente.

Nathalia_Guilherme%20Balconi%20Producoes
 
Fernanda.JPG

FERNANDA RODRIGUES

diretora da Rede Mulher Florestal

Mestre em Economia e Política Florestal e Engenheira Florestal pela UFPR e com graduação-sanduíche na Albert-Ludwigs Universistät Freiburg, Alemanha. Ponto focal alternativo no Grupo Principal de Mulheres do Foro das Nações Unidas sobre Florestas (UNFF), atuando há mais de 15 anos no setor florestal em empresas de papel e celulose, consultorias e organizações do terceiro setor. 

Fundadora da Rede Mulher Florestal, a mãe da Beatriz é exemplo em organização, cumprimento de metas e entrega de resultados. Exerceu a presidência da Rede da fundação até 2021.   

Maria.jpeg

MARIA HARUMI YOSHIOKA

diretora da Rede Mulher Florestal

Engenheira Florestal formada pela UFPR  com especializações em Gestão Ambiental e Sustentabilidade e também Empreendedorismo Social e Negócios Sociais. Atua no setor florestal desde 2005, com experiência em grandes companhias florestais gerenciando equipes nas áreas de Meio Ambiente, Qualidade, Sistemas de Gestão e Certificações, Segurança do Trabalho, Responsabilidade Social, Relacionamento Institucional, Sustentabilidade e Gestão Fundiária. Atualmente é gerente de Responsabilidade Socioambiental na Arauco do Brasil e uma das fundadoras da Rede Mulher Florestal. Foi vice-presidente da Rede da fundação até 2021.

Exemplo de liderança, uma comunicadora nata, com olhar de águia para os mínimos detalhes. 

Patricia.jpg

PATRÍCIA NAZÁRIO

diretora da Rede Mulher Florestal

É engenheira florestal, Mestre e Doutora em Ciências de Florestas Tropicais, atua em Consultorias e Perícias Ambientais. Uma das fundadoras da Rede Mulher Florestal.  


Mãe da Sofia. Sempre disposta a participar de mais um projeto e dar vida às iniciativas da Rede Mulher Florestal

Ana Flavia.jpg

ANA FLAVIA NECES MENDES CASTRO

diretora da Rede Mulher Florestal

Professora Adjunto do Departamento de Engenharia Florestal (DEFLO) da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ - Campus Sete Lagoas). Doutora e Mestre em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) na área de Tecnologia da Madeira e graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Atua nas áreas de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Tecnologia da Madeira, Anatomia da Madeira; Produtos Florestais Madeireiros e Não Madeireiros e Energia da Biomassa.

Barbar Bonfim.jpg

BÁRBARA BOMFIM

diretora da Rede Mulher Florestal

Ph.D., Engenheira Florestal, mestre em Manejo de Florestas Tropicais
pela Universidade de Brasília e doutora em Solos e Biogeoquímica pela Universidade da Califórnia. É coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Educação na Rede Mulher Florestal.

É pesquisadora pós-doc no Lawrence Berkeley National Laboratory (Califórnia) no projeto “NGEE-Tropics”, onde trabalha com um grupo multidisciplinar de cientistas para modelar os efeitos da mudança
climática em florestas tropicais de todo o planeta. Um dos seus objetivos é expandir sua pesquisa para entender como o empoderamento feminino em países em desenvolvimento como o Brasil pode desacelerar o aumento populacional, consumismo e emissão de gases de efeito estufa. 

Giovana Marcolin.HEIC

GIOVANNA MARCOLIN

diretora da Rede Mulher Florestal

Mãe do Alexandre, engenheira florestal, Mestre em Ciências florestais pela Unicentro-PR. Iniciou a vida profissional na área florestal em 2016 como professora de Silvicultura em curso técnico e no início de 2017 ingressou no setor privado. Desde então, trabalha na silvicultura, principalmente com aplicação de herbicidas e desenvolvimento de tecnologias e mecanização de atividades silviculturais.

 

CONSELHO FISCAL

2021/2022

Ana Paula Dalla Corte

Claudia Marcia Gomes

Sandra Susi Alves da Silva

 
Ivone_Namikawa_socia honorária.jpg

SÓCIA-HONORÁRIA

Ivone Satsuki Namikawa

Nascida em Atibaia (SP), filha de agricultores japoneses, a mestre em Ciências Florestais e engenheira florestal é reconhecida no setor pela extensa carreira em pesquisa florestal, gestão de pesquisa, desenvolvimento, qualidade e meio ambiente florestal.

 

GRUPOS DE TRABALHO

GT EDUCAÇÃO

Coordenadora: engenheira florestal Bárbara Bomfim

GT MULHERES NA TOMADA DA DECISÃO

Coordenadora: engenheira florestal Victoria Rosenthal

GT IGUALDADE E EMPODERAMENTO

Coordenadora: engenheira forestal Mariane Bueno de Camargo

GT COMUNICAÇÃO

Coordenadora: jornalista Juliane Ferreira