top of page

QUEM FAZ A REDE

Conselho Diretor

Bárbara Bomfim.jpg

BÁRBARA BOMFIM

presidente da Rede Mulher Florestal

Associada da Rede Mulher Florestal desde 2020 e diretora conselheira desde 2021, Bárbara é engenheira florestal e trabalha como especialista em mercados de carbono e soluções baseadas na natureza no WWF-Brasil.

 

Dentro do Conselho Diretor da RMF, atuou como ponto focal dos Grupos de Trabalho, na sub-coordenação do GT Maternidade e a Mulher no Mercado de Trabalho e na coordenação do GT Educação. Bárbara é mestre em Manejo de Florestas Tropicais pela Universidade de Brasília e doutora em Solos e Biogeoquímica pela Universidade da Califórnia, Davis - traçando uma trajetória acadêmica com foco em conservação, uso sustentável de recursos naturais, mercados de carbono e soluções baseadas na natureza.

​

Além de mãe e engenheira, Bárbara também é corredora de aventura e já competiu profissionalmente em uma equipe em que era a única mulher. Ela já conquistou duas vezes o vice-campeonato mundial na Costa Rica e no Equador. 

IMG_3245_edited.jpg

ANGELA RIBEIRO (Bracell)

Vice-presidente da Rede Mulher Florestal

Angela tem quinze anos de experiência em Gestão de Meio Ambiente e Certificações ISO 9001/14001 e Florestal (PEFC/FSC). Formada em Administração, ela se especializou em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela FGV e Sistemas de Gestão Integrada de Qualidade, Meio Ambiente, Segurança, Saúde e Responsabilidade Social
 
Atua na Bracell desde 2010 como gerente de Sustentabilidade e participa da coordenação das metas de sustentabilidade de longo prazo nas unidades da região Nordeste do Brasil. Também é líder do grupo de afinidade de Gênero.

​

Em 2024, representou a empresa no evento de Certificação com o Selo Lilás emitido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do estado da Bahia - selo certifica empresas que promovem ações de valorização para as mulheres no ambiente detrabalho.

FERNANDA RODRIGUES

diretora da Rede Mulher Florestal

Mestre em Economia e Política Florestal e Engenheira Florestal pela UFPR e com graduação-sanduíche na Albert-Ludwigs Universistät Freiburg, Alemanha. Ponto focal alternativo no Grupo Principal de Mulheres do Foro das Nações Unidas sobre Florestas (UNFF), atualmente é coordenadora executiva nacional do Diálogo Florestal e membro do steering committee do The Forests Dialogue.

​

Uma das fundadoras da Rede Mulher Florestal, a mãe da Beatriz é exemplo em organização, cumprimento de metas e entrega de resultados. Exerceu a presidência da Rede da fundação até 2021.   

MARIA HARUMI YOSHIOKA

diretora da Rede Mulher Florestal

Engenheira Florestal formada pela UFPR  com especializações em Gestão Ambiental e Sustentabilidade e também Empreendedorismo Social e Negócios Sociais. Atua no setor florestal desde 2005, com experiência em grandes companhias florestais gerenciando equipes nas áreas de Meio Ambiente, Qualidade, Sistemas de Gestão e Certificações, Segurança do Trabalho, Responsabilidade Social, Relacionamento Institucional, Sustentabilidade e Gestão Fundiária. Atualmente é gerente de Responsabilidade Socioambiental na Arauco do Brasil e uma das fundadoras da Rede Mulher Florestal. Foi vice-presidente da Rede da fundação até 2021.

​

Exemplo de liderança, uma comunicadora nata, com olhar de águia para os mínimos detalhes. 

ANA FLAVIA NEVES
MENDES CASTRO

diretora da Rede Mulher Florestal

Professora Adjunto do Departamento de Engenharia Florestal (DEFLO) da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ - Campus Sete Lagoas). Doutora e Mestre em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) na área de Tecnologia da Madeira e graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Atua nas áreas de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Tecnologia da Madeira, Anatomia da Madeira; Produtos Florestais Madeireiros e Não Madeireiros e Energia da Biomassa.

WhatsApp Image 2023-08-03 at 12.25.38.jpeg

GIOVANNA MARCOLIN

diretora da Rede Mulher Florestal

Mãe de Alexandre e madrasta da Lívia e da Sofia, a engenheira florestal atua no setor de base florestal desde 2016. Começou na docência, ministrando disciplinas de Silvicultura, Conservação do solo e Defesa fitossanitária. Depois, em 2017, ingressou no setor privado onde trabalhou como supervisora nana área de Silvicultura. Em 2020, foi responsável no setor por implementar a forma de aplicação de herbicidas com drones. Atua desde fevereiro de 2023 como supervisora de Operações Florestais na Suzano, sendo responsável pelo Módulo Próprio de Silvicultura da Unidade São Paulo. Faz parte do conselho diretor da Rede desde novembro de 2021. 

WhatsApp Image 2023-08-03 at 11.59.24.jpeg

MAUREM ALVES

diretora da Rede Mulher Florestal

Há 20 anos atuando na área de Sustentabilidade no setor florestal, a consultora de Sustentabilidade na Klabin já foi gerente de Sustentabilidade na CMPC e participa das atividades da RMF desde 2018. Foi uma das idealizadoras e mentora do Programa de Mentoria Florestas Para Todas que, em sua segunda edição, contribui com trocas de experiência visando o empoderamento feminino entre as associadas.

CONSELHO FISCAL

Claudia_CF_edited.jpg

Claudia Marcia Gomes

Engenheira Florestal, mestre e doutora em Ciência Florestal, com ênfase em Tecnologia de Celulose e Papel, pela Universidade Federal de Viçosa, com Estágio Sanduiche em Engenharia Química, com ênfase em polímeros, pela Universidade de Waterloo-CA. Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e pesquisadora de Pós-Doutorado da UFSM.

Sandra Susi_edited.jpg

Sandra Susi Alves da Silva

Engenheira florestal, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, mestre pela Universidade Federal de Mato Grosso. Com experiência profissional na elaboração, execução e avaliações de projetos florestais e ambientais.

Foto_AdrianaNozela_edited_edited.jpg

Adriana Nozela

Economista, com MBA em Gestão Empresarial Executiva e pós-graduação em Sustentabilidade, ambos pela Fundação Dom Cabral. Por 35 anos esteve no mercado corporativo como executiva em vários segmentos e áreas de atuação. Apaixonada pelos temas de Governança e Sustentabilidade Socioambiental, que perpassam sua carreira direta ou indiretamente nos últimos 20 anos.

 

Após sua aposentadoria em 2020, seguida por um período sabático, hoje está como Diretora Executiva do Instituto Pró Manejo Florestal e Conselheira do Fórum Florestal da Amazônia.

SECRETÁRIA EXECUTIVA

Foto_TaianaArriel (1).jpeg

TAIANA ARRIEL

Engenheira florestal, mestra e doutora em ciência e tecnologia da madeira pela UFLA - Universidade Federal de Lavras. Atua como consultora florestal no Ministério da Agricultura na pasta de florestas plantadas, na construção de políticas públicas setoriais.

 

Foi head florestal na AMIF - Associação Mineira da indústria Florestal por 5 anos onde obteve experiência em relações institucionais e governamentais, coordenação técnica, gestão de projetos e comunicação integrada. 

 

Desde a graduação esteve envolvida em trabalhos voluntários como núcleos de estudos, onde foi vice-coordenadora, programas de pesquisa e extensão universitária.

 

Possui como principais características organização e liderança, adora praticar atividades físicas, cozinhar e conhecer novos lugares.

APOIO ADMINISTRATIVO E EM DIVERSIDADE E INCLUSÃO 

WhatsApp Image 2023-04-25 at 13.00_edited.jpg

GABRIELA NICOLAU MAIA

Engenheira Florestal formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Especialista em Gestão Ambiental pela mesma universidade. Foi assessora técnica durante três anos na Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal – APRE. Atua na Rede Mulher Florestal desde maio de 2023.

​

Conectada com voluntariados, atuou em instituições como Youth Action Hub - Curitiba, TETO Paraná, Freehelper e Instituto História Viva. Além de outros grupos durante a graduação na UFPR, como empresa júnior, centro acadêmico e projetos de extensão. 

​

É comprometida, organizada, adora viajar e cozinhar. 

SÓCIA-HONORÁRIA

Ivone_Namikawa_socia honorária_edited.jpg

Ivone Satsuki Namikawa

Nascida em Atibaia (SP), filha de agricultores japoneses, a mestre em Ciências Florestais e engenheira florestal é reconhecida no setor pela extensa carreira em pesquisa florestal, gestão de pesquisa, desenvolvimento, qualidade e meio ambiente florestal.

EX-MEMBROS DO CONSELHO

Adriana da Silva Santos - nov/2018 - nov/2021

Ana Paula Dalla Corte  -  nov/2018 - set/2019

Juliane Ferreira - nov/2018 - nov/2021

Mariana Schuchovski - nov/2018 - jul/2023

Monica Breda - nov/2018 - nov/2021

Patricia Nazario - nov/2018 - ago/2022; mai/2023 - mar/2024

Lumma Ferreira - nov/2018 - nov/2021

Rodrigo de Almeida - nov/2018 - nov/2021

Vivian Ludwig - nov/2018 - nov/2021

Etienne Winagraski - nov/2018 - nov/2021

Ana Lizete Farias - set/2019 - nov/2021

Ana Paula Dalla Corte - dez/2020 - dez/2023

Nathalia Granato - dez/2020 - jun/2023

Claudia Marcia Gomes - nov/2021 - nov/2024

Lais Drezza - jun/2023 - mar/2024

bottom of page