top of page

Evento vai contextualizar papel do setor florestal nos objetivos do desenvolvimento sustentável

Encontro promovido pela Rede Mulher Florestal vai fazer parte da programação paralela do IUFRO 2019, maior congresso de pesquisa florestal do mundo, que acontece pela primeira vez na América Latina


Na próxima semana, entre os dias 29 de setembro e 05 de outubro, acontece o XXV Congresso Mundial da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO), maior congresso de pesquisa florestal do mundo, a ser realizado em Curitiba (PR), na Expo Unimed. Além da programação geral, com plenárias, subplenárias e sessões técnicas, o Congresso terá diariamente eventos paralelos, marcados para acontecer das 12h às 14h, e a Rede Mulher Florestal, com o apoio da CMPC e da Embrapa Florestas, vai promover, no dia 02 de outubro, um desses encontros, no formato “mesa redonda”, com o tema “Florestas e ODS: experiências e perspectivas”.


Para Fernanda Rodrigues, presidente do conselho diretor da Rede Mulher Florestal, esses eventos paralelos trazem a oportunidade de se apresentar e discutir o papel das florestas e a contribuição das empresas de base florestal e outras organizações vinculadas ao tema em contextos abrangentes, como a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).


Segundo ela, diferentes organizações têm desenvolvido ações que contribuem para os ODS, gerando benefícios sociais, ambientais, econômicos e impactando na qualidade de vida das pessoas e no crescimento rural e urbano sustentáveis.


“Queremos abordar algumas dessas iniciativas de sucesso, mostrando como instituições ligadas ao setor de base florestal e organizações da área florestal estão desempenhando um papel relevante nas questões relacionadas aos Objetivos, incluindo o ODS 5, que trata da igualdade de gênero. Esperamos, assim, fomentar novas iniciativas e estimular o engajamento de outras organizações, e o IUFRO, que acontece pela primeira vez na América Latina, é um excelente espaço para isso”, garante.

Programação

O evento paralelo “Florestas e ODS: experiências e perspectivas” terá cinco apresentações. Mariana Schuchovski, que faz parte do conselho diretor da Rede Mulher Florestal, ficará responsável pela abertura, bem como pela palestra “A Rede Mulher Florestal e a busca pela equidade de gênero”.


A programação traz, ainda, Nicolas Gordon, do CMPC Chile, falando sobre o “Roadmap dos ODS no setor florestal”; Ivone Namikawa, da Klabin S.A., com a palestra “O papel do setor privado florestal no alcance das ODS - case Klabin: exemplos ODS 13, 15 e 17”; Fausto Rodrigues Alves de Camargo, da Suzano S.A., apresentando o case “Protagonismo e liderança feminina em projetos sócio ambientais apoiados pela Suzano S.A.”; e a participação de representante da Embrapa Florestas para falar do trabalho do órgão com relação aos objetivos propostos pela ONU.


Após as palestras, os participantes serão convidados para um debate, mediado pela Embrapa Florestas. Os interessados em participar desse evento paralelo deverão preencher o formulário neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfbG4iTKY0Dw4lYCirDqrV5QugZ6VZWFFKSkE804WDsorQqrg/viewform


Exposição Fotográfica

Para ilustrar um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o ODS 05, que fala sobre Igualdade de Gênero, a Rede Mulher Florestal está coordenando uma mostra voluntária de fotografias com o tema “Mulheres na Floresta”. O objetivo é levar a um público mais amplo a percepção a respeito do tema.


Os inscritos no IUFRO 2019 poderão preencher seus dados e enviar até duas fotos sobre o tema até o dia 20 de setembro de 2019, pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScMU0O8cyNv9q79FCIk9FHZmLEeA97L1J7qoC4OiMW-5Zm15w/viewform.


Serão selecionadas 30 imagens, e as fotos escolhidas estarão expostas de três formas: no site do Congresso, em menu específico; de forma digital, passando periodicamente nos totens do evento (com identidade visual própria e a logo do apoiador); e em exposição física, com as fotos impressas em formato 30x40cm e/ou 50x70cm, no espaço de Exposição do Congresso.


O regulamento da mostra está disponível no site da Rede Mulher Florestal, no link www.redemulherflorestal.org.



214 visualizações0 comentário
bottom of page