top of page

Rede Mulher Florestal completa um ano

Atualizado: 28 de nov. de 2019

Campanha sobre a importância da equidade de gênero para o setor florestal marca comemoração do primeiro ano de fundação


A Rede Mulher Florestal comemora em novembro o primeiro ano de fundação. Para marcar a data, profissionais que atuam para transformar o setor florestal foram convidados a enviar um depoimento sobre a importância da busca da equidade de gênero nesse segmento. O objetivo é dar voz aos diferentes pontos de vista sobre o tema e ampliar a discussão.

Reunindo mulheres, homens e organizações que atuam no setor florestal brasileiro, a Rede nasceu motivada pela crescente inserção das mulheres nessa atividade, historicamente e majoritariamente masculina.

“Apesar do aumento da presença das mulheres no mercado de trabalho e nas empresas florestais, percebemos que o tema ainda carece de ampla discussão e remete a diversas oportunidades. Além disso, são corriqueiros os relatos sobre discriminação de gênero no setor”, afirma a presidente em exercício da Rede Mulher Florestal, Maria Harumi.

Atualmente, são associadas à Rede Mulher Florestal 58 pessoas físicas e 2 pessoas jurídicas distribuídas em 13 estados brasileiros. Integram a organização profissionais da engenharia florestal, direito, administração, comunicação social, técnicos e gestores ambientais.


Ações

Os motivos para celebrar este primeiro ano são muitos. A atuação da Rede se destacou nas representações no grupo principal sobre mulheres no Fórum Florestal das Nações Unidas, no Diálogo Florestal e na câmara social do FSC® - Forest Stewardship Council®. Além disso, a organização promoveu treinamentos, webinars, campanhas de comunicação, a primeira pesquisa sobre o panorama de gênero e a mostra fotográfica “Mulheres na Floresta” e evento paralelo no maior congresso de pesquisa florestal do mundo realizado pela IUFRO.


Sobre a Rede Mulher Florestal

A Rede Mulher Florestal é uma organização não governamental, sem fins lucrativos ou vinculação partidária, que atua como uma rede independente de profissionais, estudantes, organizações interessadas, criada para promover a discussão para equidade de gênero no setor florestal. Atua em forma de rede, ao permitir que mulheres e homens do setor florestal brasileiro tenham seu primeiro contato, ampliem, promovam e/ou compartilhem seu conhecimento sobre o tema gênero na cadeia produtiva da madeira.

Para saber mais sobre como se associar, acesse

146 visualizações0 comentário
bottom of page