top of page

Cipem e IMAD anunciam apoio ao programa de mentoria Floresta para Todas

Foto do escritor: Maria GarciaMaria Garcia

Atualizado: 21 de fev.


Programa desenvolvido e promovido pela RMF oferece às suas associadas um espaço de intercâmbio de conhecimentos profissionais entre mentoras e mentoradas



O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM) e o Instituto da Madeira do Estado de Mato Grosso (IMAD), pessoas jurídicas associadas à Rede Mulher Florestal (RMF), vão apoiar a expansão do programa mentoria Floresta para Todas.  


Programa desenvolvido e promovido pelo Grupo de Trabalho (GT) Igualdade e Empoderamento oferece às associadas um espaço de intercâmbio de conhecimentos profissionais entre mentoras e mentoradas com o objetivo de contribuir com o empoderamento feminino no mercado de trabalho. 


O apoio veio por iniciativa do CIPEM e do IMAD e consiste no aporte de recursos e na divulgação entre as indústrias associadas a essas instituições. “A intenção é incentivar cada vez mais a participação da mulher em todos os processos que envolvam a cadeia produtiva madeireira”, aponta Ednei Blasius, presidente do Cipem e Imad. Esse recurso vai proporcionar às mentoras e mentoradas mais apoio e assistência externa especializada e a execução de mais atividades. 


“O programa será fortalecido em três pilares: na produção de metodologias e materiais; na construção de um plano de comunicação capaz de ampliar o alcance do programa e atrair mais mulheres para a área ambiental; na realização de workshops presenciais e online que podem aprofundar temas relevantes e fortalecer a rede de contatos”, explica Bárbara Bomfim, presidente da RMF.


Mais mulheres no setor

O espaço de mentoria reuniu 29 mentoras e 31 mentoradas em 2024 e envolveu troca de informações ligadas também a áreas de atuação que ainda contam com baixa participação de mulheres, como silvicultura, manejo florestal, colheita e logística. 


Segundo o Panorama de Gênero 2023, mulheres ainda são 18% das pessoas empregadas em empresas do setor florestal, apesar do aumento de representatividade feminina em todas as áreas em comparação ao ano anterior - exceto em Viveiros, Abastecimento e Área Comercial.


O principal objetivo do programa Floresta para Todas, que chega na sua 5ª edição em 2025, é apoiar o crescimento profissional de mulheres através da orientação e troca de experiências  com outras mulheres cujas carreiras já avançaram, assim como promover a retenção delas no mercado de trabalho do setor.




 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page