top of page

Nova Diretora de Negócios na Embrapa, Ana Euler viajou o mundo buscando desenvolvimento sustentável

Atualizado: 5 de jun. de 2023

Euler já teve experiências em Burkina Faso, Japão e Europa para trabalhar e estudar em áreas como cadeias de valor da biodiversidade e serviços ecossistêmicos



Maio foi um mês marcante para a Embrapa (Empresa Brasíleira de Pesquisa Agropecuária). Além da primeira mulher assumir a presidência da empresa, a pesquisadora Silvia Massruhá, outra mulher também se juntou ao time da Direção Executiva e reforçou ainda mais a equipe feminina no alto escalão da entidade: Ana Margarida Castro Euler, engenheira florestal e nova Diretora Executiva de Negócios.

Para alcançar esse alto cargo em uma empresa conceituada como a Embrapa, a fluminense que viveu por 20 anos na Amazônia ostenta um extenso currículo. Ana concluiu seus estudos de mestrado e doutorado na Universidade Nacional de Yokohama, no Japão. Realizou o seu pós-doutorado na França com pesquisas no Instituto de Pesquisa pelo Desenvolvimento e no Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica pelo Desenvolvimento.

Com experiências também em Burkina Faso pela Embrapa e com a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), Ana Euler buscou em sua carreira justamente aliar a justiça social e a responsabilidade ambiental ao modelo de desenvolvimento econômico. Ela realizou pesquisas em áreas como manejo florestal comunitário, cadeias de valor da biodiversidade e serviços ecossistêmicos.


Parcerias

Dentre as suas experiências laborais, marcadas pela passagem na WWF e no Instituto Estadual de Florestas do Amapá, Ana Euler destaca do seu currículo as parcerias que criou ao longo da sua carreira de 25 anos. “Afinal, não há conquista duradoura que não seja coletiva”, comentou a nova Diretora de Negócios. Trabalhar em rede e valorizar as pessoas a partir da escuta são peças fundamentais de Ana para desempenhar o seu trabalho.

A criação da Reserva Extrativista (Resex) Arapixi (AM) ou a construção do Programa de Desenvolvimento da Produção Extrativista do Amapá (Proextrativismo), algumas conquistas das quais ela fez parte, só saíram do papel graças ao trabalho coletivo de muitas mãos. Greenpeace, Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira), Apoianp (Associação dos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará) e IPAM (Instituto de Pesquisas da Amazônia) foram outras organizações com as quais Euler trabalhou ao longo de toda a sua experiência laboral. Ana Euler também é associada à Rede Mulher Florestal, já tendo colaborado diversas vezes diretamente com a organização.


Nunca desista

O que a fez chegar onde está, segundo a própria Ana, foi a curiosidade que sempre teve na vida, a coragem de enfrentar os desafios e sua vontade em fazer mudanças diante das injustiças do mundo. Por isso, um conselho que ela promove é nunca desistir de seus objetivos. “Aprenda com os erros e celebre as conquistas sem desistir frente às perdas e frustrações”

Aos 48 anos, a Diretora de Novas Negócios da Embrapa também aconselha rever sempre os seus planos e absorver as mudanças que aparecem no caminho, uma vez que sua carreira não foi totalmente definida desde a juventude. “Estou sempre aberta a mudanças e novos caminhos e oportunidades”, disse a nova diretora de Negócios.

Ela por ela

Desafio em relação ao gênero: Desafiadora, mas melhorando a cada dia.

Arrependimentos: de tentar mudar o que está além do seu alcance e não ter dado a devida importância ao desenvolvimento de habilidades em gestão de pessoas.

Características decisivas na carreira: habilidades em comunicação e relações pessoais, vontade de promover mudanças, indignação contra injustiças, ambição moderada e ética.



 

Esse é o terceiro texto do especial Mulheres que Inspiram, campanha da Rede Mulher Florestal para contar histórias de mulheres na área do setor florestal. Para ler mais histórias como essa, acompanhe nossas redes sociais (@redemulherflorestal no Instagram, Facebook e Linkedin) ou a nossa aba de notícias aqui no site.


291 visualizações0 comentário
bottom of page