top of page

Mentoria do programa Floresta para Todas fortalece liderança de mulheres na área florestal


Desafios interpessoais ainda presentes no ambiente de trabalho que dificultam o avanço das mulheres em suas carreiras no setor florestal


ree

Em uma sessão virtual realizada nesta quarta-feira (6), com duração de duas horas, mulheres com carreiras consolidadas no setor florestal se reuniram para compartilhar dificuldades e avanços nos encontros que tiveram com suas mentoradas. A atividade integrou o programa de mentoria Floresta para Todas da Rede Mulher Florestal (RMF), desenvolvido pelo Grupo de Trabalho (GT) Igualdade e Empoderamento. Em sua 4ª edição, iniciada em junho deste ano, o programa conecta 19 mentoras e 21 mentoradas para intercâmbio de conhecimento profissional.


Gerir as expectativas profissionais das pupilas, ao longo de um programa com duração prevista de cinco meses, tornou-se uma preocupação transversal das mentoras. A partir de relatos trazidos pelas mentoradas, foram identificados desafios interpessoais ainda presentes no ambiente de trabalho que dificultam o avanço das mulheres em suas carreiras no setor florestal. Construir redes de apoio, estabelecer limites nas relações profissionais, negociar salários ou solicitar aumentos estão entre esses desafios.


A advogada e Conselheira da Rede Rafaela Kern, mentora e participante da sessão, destacou a importância das alianças entre mulheres para enfrentar tais obstáculos. “Temos um ambiente que não fomenta esse tipo de troca. Somos criadas para sermos competitivas entre si, sem desenvolver sororidade com outras mulheres”, comentou Kern durante o encontro.



Metodologias para a liderar


Em resposta às demandas das participantes, a consultora executiva do programa Floresta para Todas, Jéssica Paraguassu, apresentou ferramentas estruturadas para apoiar as mentoradas no planejamento de seus caminhos profissionais, identificando pontos fortes, desafios e oportunidades de crescimento.


O modelo desenvolvido por Paraguassu, resultado de anos de experimentação prática, propõe uma visão 360º da pessoa no âmbito profissional. A consultora acredita que esses métodos de autoconhecimento facilitam a adesão dos profissionais, principalmente quando são mulheres. 


“Embora essas metodologias não sejam exclusivas para mulheres e podem gerar bons resultados também entre os homens, percebo que as mulheres se engajam mais nesses processos de autoconhecimento”, comenta a consultora. Entre as ferramentas utilizadas, estão: Linha da Vida, Teste de 16 personalidades, Autofeedback+ análise SWOT, Ikigai e plano de ação.



Sobre o programa de mentoria Floresta para Todas 


A 4ª edição do programa de mentoria Floresta para Todas da Rede Mulher Florestal ocorre entre 26 de junho e 12 de dezembro deste ano e tem como propósito impulsionar o desenvolvimento profissional de mulheres que atuam no setor florestal. A iniciativa promove a troca de experiências e orientações entre mulheres em diferentes estágios de suas trajetórias profissionais, a partir do aprofundamento de temas como manejo florestal, silvicultura, sustentabilidade, gestão de processos e outros. 


O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM) é  parceiro do programa nessa edição. O programa é exclusivo para pessoas associadas à Rede Mulher Florestal. Para participar das próximas edições, associa-se.


 
 
 

Comentários


bottom of page