top of page

Oficina irá abordar estratégias para promoção da equidade de gênero

Atualizado: 8 de dez. de 2021

Encontro virtual promovido pela Rede Mulher Florestal será realizado nos dias 3 e 9 de dezembro



A Rede Mulher Florestal promove nos dias 3 e 9 de dezembro a primeira Oficina Estratégias para Promoção da Equidade de Gênero. O encontro virtual tem por objetivos entender como o tema gênero se insere dentro de uma perspectiva mais ampla de promoção da diversidade, mapear os desafios para equidade de gênero nas organizações, as estratégias e práticas para promoção da equidade de gênero, identificar quais estratégias estão funcionando, quais métricas são adotadas, como funciona o monitoramento e como os resultados do monitoramento são incorporados no planejamento, além de selecionar caminhos prioritários para promoção da equidade de gênero. A ação faz parte do Programa de formação Rede Mulher Florestal, que vem sendo desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Educação. O evento será realizado pelo Zoom das 9h às 12h (horário de Brasília).


No primeiro dia de oficina, 3 de dezembro, o encontro terá a participação de Débora Thomé, professora do Columbia Women's Leadership Network. Doutora em Ciência Política, pesquisadora associada ao LabGen-UFF, com pesquisa sobre gênero e acesso aos espaços de poder, representação, candidatas e ambição política, a convidada irá apresentar conceitos sobre o tema e contextualizar a discussão. Após 15 anos de carreira no jornalismo, desde 2014, a palestrante vem trabalhando com advocacy, capacitação e pesquisa sobre mulher e liderança, tanto no setor privado, quanto na política. A abertura dos trabalhos contará com a presença ainda de Ana Euler, pesquisadora da Embrapa Amapá e participante da Columbia Women's Leadership Network que fará a facilitação dos trabalhos junto com Bárbara Bomfim, coordenadora do Grupo de Trabalho Educação (GT Educação) da Rede Mulher Florestal.


A oficina será baseada na troca de experiências e construção de entendimentos comuns, utilizando como meio discussões em pequenos grupos. No primeiro dia o foco é o entendimento sobre principais desafios e barreiras para equidade de gênero das organizações.


No dia 9 de dezembro, o segundo da oficina irá apresentar estratégias e práticas para a promoção da equidade de gênero, com espaço para compartilhamento por empresas associadas à Rede. Também serão identificadas as métricas adotadas e como funciona o monitoramento das estratégias. Para definir as estratégias prioritárias, será realizada uma apresentação interativa para envolver a audiência por meio de plataforma online. Ao final do evento será discutida a possibilidade de gerar uma publicação com base no conhecimento construído. Neste dia, Fernanda Rodrigues, presidente da Rede Mulher Florestal e Bárbara Bomfim vão conduzir o trabalho. Integram a equipe de organização do evento Etienne Winagraski e Ana Paula Mendes Teixeira, ambas integrantes do GT Educação.


As inscrições devem ser feitas pelo link https://forms.gle/xhEGHPXK5hQUua3z8. O valor para associada (o) à Rede Mulher Florestal é R$150,00 e para não-associada (o): R$300,00.


Confira a programação







Sobre a Rede

A Rede Mulher Florestal é uma organização não governamental, sem fins lucrativos ou vinculação partidária e atua como uma rede independente criada para promover a discussão para equidade de gênero no setor florestal. Atua em forma de rede, ao permitir que mulheres e homens do setor florestal brasileiro tenham seu primeiro contato, ampliem, promovam e/ou compartilhem seu conhecimento sobre o tema gênero.


A organização conta com quatro Grupos de Trabalho que têm como objetivos discutir, propor ações, apoiar no fortalecimento e na governança da Rede Mulher Florestal. As integrantes dos GTs Educação, Mulheres na Tomada de Decisão, Igualdade e Empoderamento e Comunicação atuam de forma voluntária para colocar em prática o Plano de Ação da organização.



Para saber mais acesse www.redemulherflorestal.org.



388 visualizações0 comentário
bottom of page